segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

TÚNEL DO TEMPO 4 petróleo

 
   Na década de 20, Monteiro Lobato iniciou intensa campanha pelos jornais da época sobre o petróleo. E a área que foi referência foi a região de Piracicaba,que na citada década englobava vários municípios atuais.

     Conseguimos reunir uma série de fotos, que são referenciadas pela tradição oral como pertencentes a esta região.(Aguas de São Pedro pertencia ao município de Piracicaba).
    
Esta primeira foto mostra a torre em construção.


















Nesta segunda, vemos toda a estrutura montada






Fiz questão de colocar estes dois detalhes da imagem anterior, onde observamos trabalhadores exercendo suas funções. Pode-se ter ma idéia da altura da estrutura.

 



Nesta fotografia vemos uma estrada com série de bois. Observando-se com cuidado, temos um objeto  na cabeceira destes animais.



Nesta ampliação tomamos consciência de um objeto metálico, que estava sendo tracionado por estes bois para algum ponto, onde ele se fazia necessário.


Este objeto, que agora podemos observar com mais cuidado, nada mais era do que a caldeira que se fazia necessária para operar os sistemas do poço. Foi totalmente movimentada por tração animal.

 
  E finalmente nesta derradeira imagem, a comemoração dos funcionários que trabalhavam no local, saudando a entrada do ano de 1929.


Fotos gentilmente cedidas pela Família Berreta), Fotógrafo ignorado.

Nenhum comentário: