sábado, 5 de dezembro de 2015

TUNEL DO TEMPO 01 madeira



     Há material que temos de nos considerar depositários. Nâo pertencem à nossa pessoa, mas sim à história. Chegaram até nos por um simples acaso, por ser documentação familiar, por nos ter sido cedidas por terceiros. a não divulgação deste material poderia até ser considerada sonegação contra as tradições e hábitos de uma época e do povo.
     Não estamos aqui para discutir a validade atual dos fatos a serem expostos, mas sim para retratar uma fase da vida de nossos avós, bisavós, até mesmo de pessoas que se ignoram quem fosse.
     A grande maioria destas fotos tem autoria desconhecida para mim. Quando possível, citarei quem me forneceu o material. Se alguém suspeitar quem seja o fotógrafo e os envolvidos nas imagens, favor informar para podermos complementar as informações.
     Quem puder enviar material de situações ou fatos, será um prazer poder publicar.
     Olivio N. Alleoni (oalleoni@gmail.com)





     Ambas as imagens dizem respeito à exploração da madeira no município de Piracicaba. O veículo parece cer algum modelo do Ford T, da década entre 1910 a 1920. Até nos surpreende um veículo antigo ter força suficiente para locomover tal peso.
     A segunda foro foi feita provavelmente em Ártemis, ou Porto de João Alfredo. Na parte posterior, vemos o tamanho da tora: 3.20 por 1.14 e 1,28.
     Observa-se um costume da época, as pessoas que trabalhavam usavam sapatões, enquanto as crianças permaneciam descalças. Os adultos habitualmente usavam camisa de manga comprida para se protegerem do sol e dos insetos. Outro costume habitual também era o uso de chapéus.
     Em um cartaz sobre a porta pode-se ler o cartaz: "...ES SEDA NACIONAL SERCICOLA" Havia então em Piracicaba criação de bicho da seda no início do século.
     Ignora-se o fotógrafo. Imagens cedidas pela Família Berreta.

Nenhum comentário: